Dr. Claudio Yokoyama
Formado em Medicina pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), conhecida internacionalmente como uma das melhores escolas de medicina do Brasil em 1984, com o título de Médico.
Em 1984, iniciou a Residência em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Municipal, residência credenciada pelo MEC, aonde foi aprovado em primeiro lugar. Formou-se em Residência em Cirurgia Geral em 31 de janeiro de 1988, e Residência em Cirurgia Vascular em 1990.
No período de Residência em Cirurgia Vascular recebeu formação em Radiologia Intervencionista e Radiologia Vascular.
Também é Mestre em em Cirurgia Vascular, na Escola Paulista de Medicina.
Atuou como pesquisador no Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), auxiliando no desenvolmento de pesquisa em Embolização de Miomas em 2009.
Cirurgião vascular e Radiologia intervencionista
Você sabe o que é Radiologia Intervencionista?
Radiologia Intervencionista é uma especialidade médica, antiga subespecialidade da Radiologia, que se utiliza de procedimentos minimamente invasivos guiados pelos diferentes métodos de imagem para diagnosticar e tratar doenças em praticamente todos os órgãos do corpo humano.
Especialista em tratamento de mioma
Embolização da artéria uterina
Os miomas uterinos representam o mais comum tumor pélvico em mulheres, com prevalência de 20 a 40% ao redor dos 35 anos. A histerectomia tem sido tradicionalmente o tratamento primário para o leiomioma uterino em pacientes com prole constituída. Nos EUA, um terço de todas as histerectomias tem como indicação específica o mioma uterino como patologia principal.
Em mulheres que desejam preservar a fertilidade, a miomectomia (endoscópica ou laparotômica) é considerada o tratamento de escolha. Verifica-se algumas controvérsias sobre a morbidade deste procedimento e estudos relatam que múltiplos miomas estão associados com aumento do sangramento durante a cirurgia, estendendo-se assim o tempo cirúrgico, dor no pós-operatório e dias de internação e muitas é necessária transformar uma miomectomia em uma histerectomia por problemas técnicos na tentativa da realização de uma miomectomia.
Especialista em tratamento de varizes
cirurgia vascular
Varizes são veias dilatadas, tortuosas e insuficientes que podem trazer comprometimento funcional – pois o retorno venoso é prejudicado – e estético associado. Sintomas como peso, cansaço, queimação e inchaço (edema) podem ocorrer nos mais variados graus.
Nos casos mais avançados e de longa evolução, podem surgir complicações maiores (Tromboflebites, sangramentos e úlceras por exemplo).
Qualquer veia pode tornar-se varicosa, mas as pernas e os pés são mais afetados a ainda podem estar associadas a microvarizes e telangectasias (Vasinhos).
(Fonte: Viamed)
Experiência profissional em Radiologia Intervencionista
Na área de radiologia intervencionista e cirurgia endovascular, Passou a utilizar estas técinicas no tratamento de seus pacientes em 1989, época em que poucos cirurgiões vasculares utilizavam estes métodos de tratamento, sendo considerado um dos pioneiros nas técnicas endovasculares no Brasil, hoje é um dos cirurgiões mais experientes no uso das técnicas endovasculares no Brasil, participando por várias vezes nas Bancas examinadoras de Título de Especialista para esta área.
Atua hoje como Chefe do Serviço de Radiologia Intervencionista da Viamed Hemodinâmica e Radiologia Intervencionista, empresa terceirizada que atua dentro do Hospital do Don Antônio de Alvarenga em São Paulo - SP, Hospital São Rafael em São Paulo – SP com inicio de atividades em 2003, atuando até a presente data.
Chefia a equipe da Clinica Yokoyama sendo equipe independente de Radiologia Intervencionista e cirurgia endovascular.
Atuou como chefe da equipe do Serviço de Radiologia Intervencionista da Angiocorpore - Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos - (Santos - SP). Iniciando em setembro de 1999 a 2013.
Atuou como chefe da equipe de radiologia intervencionista e cirurgia endovascular do Hospital Guilherme Álvaro na cidade de Santos em São Paulo, que é o Hospital de ensino da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Lusíada - UNILUS de 2003 a 2009.
Atuou como Chefe do Serviço de Radiologia Intervencionista da Angiodinâmica S/A, empresa terceirizada em hemodinâmica que atua dentro do Hospital Nossa Senhora de Lourdes em São Paulo no período de abril de 1992 até 2003.
Atuou como chefe da Equipe de Radiologia Intervencionista do Hospital e Maternidade São Luiz de São Paulo unidade Itaim, estando envolvido no desenvolvimento do inicial do serviço de radiologia vascular, esteve no serviço no período do ano de 1996 a 2003.
Atuou como chefe da Equipe de Radiologia Intervencionista da ABC Imagem Ltda, empresa terceirizada instalada nas dependências do Hospital Anchieta de São Bernardo do Campo. Atuando de janeiro de 1998 a janeiro de 2003.
Atuou como chefe da Equipe de Radiologia Intervencionista do Hospital Bandeirantes de São Paulo, no período de 1997 a 2003.
Atuou na Equipe de Radiologia Intervencionista do Hospital São Paulo - Escola Paulista de Medicina - UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo entre os anos de 1990 a 1994.
Experiência profissional em Cirurgia vascular
Atuou como Chefe da equipe de cobertura de urgência do Hospital 9 de Julho em São Paulo - SP, na área de cirurgia vascular.
Atuou como chefe da equipe de cirurgia vascular do Hospital Don Antonio de Alvarenga - São Paulo - SP. de 2009 a 2014.
Atuou como chefe da equipe responsável pelo atendimento de urgência e ambulatório de Cirurgia Vascular do Hospital do Sepaco, de 2003 até 2008.
Chefiou a equipe responsável pelo atendimento de urgência e ambulatório de Cirurgia Vascular do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, de 1990 a 2007.
Chefiou a equipe responsável pelo atendimento de urgência e ambulatório de Cirurgia Vascular do Hospital Nossa Senhora da Penha, de janeiro de 2000 até setembro de 2002.
Atuou como cirurgião vascular na Disciplina de Cirurgia Vascular do Hospital São Paulo (Escola Paulista de Medicina), de 1988 a 1994.
Atuou na equipe responsável pelo atendimento de urgência e de ambulatório de Cirurgia Vascular do Hospital Iguatemi, de 1989 até maio de 1992.
Atuou como chefe da equipe responsável pelo atendimento de urgência e de ambulatório de Cirurgia Vascular da Clínica Oswaldo Cruz, de 1989 até setembro de 1992.
Dr. Claudio Yokoyama
Locais de atendimento
Rua Batista da Mata, 45 - Alto de Santana - SP
Rua Estela, 515 - Conjunto: 91 - Bloco A
Paraíso - SP